No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente às duas primeiras datas, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980. Mas não iremos nos deter a esta comemoração, iremos nos voltar ao 12 de outubro do dia das Crianças;
Nós como Pedagogas e Pedagogos convivemos todos os dias com estes pequeninos, nos deparamos com realidades diferenciadas; vemos em nosso cotidiano a vida de famílias de todas as classes e venhamos e convenhamos, sofremos com elas; Nossa função não é somente a de 'cuidar' ou de transmitir conhecimentos, como muitos com vozes de engodo espalham por aí... Temos uma 'missão' em nossas vidas, que é a de alentar, a de propiciar o desenvolvimento , a de mediar a criança com o mundo;
Nesta data, em que são comemoradas datas festivas e que o comércio lucra definitivamente muito com a compra de presentes de todos os genêros, nós propomos que façamos uma pequena reflexão; Vivemos em um mundo onde os lucros e o capital comandam, numa sociedade onde àqueles que não adentrão nos padrões modistas do capitalismo são excluídos e taxados como inferiores; onde as diferenças dignas dos seres humanos são tidas como desigualdades mortais... Estamos dividos em classes sociais, detentores de poder X submissos; Eis que levantamos a seguinte questão... Como é o 'Dia das Crianças ' para àqueles que habitam nos subúrbios; que dificilmente tem o que comer no na luta diária pela sobrevivência? Que trabalham e como assaláriados ganham baixos salários?
Não estamos julgando ninguém, pois não temos está função; Estamos aqui somente propiciando uma reflexão; Sim, nós não vivemos num mar de rosas, e também não necessitamos ficar vinte e quatro horas fazendo comparações do que temos e do os outros não têm; Mas é preciso termos um pensamento crítico referente ao mundo em que vivemos, pois somente desta maneira detectaremos os pontos falhos e nos moveremos para transformálos; Nada muda da noite para o dia, e é por isso que nós escrevemos isso aqui! Para fazer quem está lendo parar e pensar o que tem feito para mudar... e o que poderá fazer!
Nós como professores, temos o DEVER de professar a esperança, fazer nossos educandos tocar os céus... Mas não devemos nunca nos esquecer da realidade de que fazemos parte, e que cabe a nós educadores e também a toda sociedade se mobilizar para construirmos um futuro melhor!!!
fica a dica de um vídeo no you tube.. já avisando é forte:
Ótimo feriadão a todos vocês ;)
Autor: CAPed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário